segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dia D - chegou a hora

Como já disse anteriormente é muito traquilo chegar do estacionamento ao aeroporto, fizemos o check in mas para nossa surpresa a LAN tinha alterado o horário do voo sem aviso adiantando o mesmo em uma hora, portanto é sempre bom chegar pelo menos com 2 horas de antecedência ao aeroporto.
O Check in é bem tranquilo assim como a imigração aqui no Brasil.
Embarcamos sem problemas. Dica para voos internacionais sempre marque seu assento para ficar a frente no máximo na fileira 20 pois no desembarque você terá que passar por uma imigração e se seu destino for Colômbia terá que ter muita paciência. Já entenderão tudo isto. Não esqueça de levar uma caneta a bordo pois se levar o questionário já respondido na imigração isto irá facilitar em muito sua vida.

 No avião do voo internacional da LAN a disposição de poltronas é de 2 nas laterais e 3 centrais .O voo correu sem problemas a duração é de cerca de 6 horas a alimentação da LAN é muito boa. Como o aeroporto de Bogotá está em reformas desembarcamos na pista e fomos levados de ônibus até o local das malas e era bem longe.
Após isto temos que passar pela imigração, onde os funcionários são mal educados e não fazem a mínima questão de que somos estrangeiros e não falamos espanhol tão bem e não falam em inglês.
São poucos guichês e a fila é imensa por isso a dica de se sentar na frente no voo.Lá te entregarão um cartão de entrada no país guarde-o em local seguro.
Depois de passar pela alfândega você já passará pelos free shops feche os olhos e siga em frente pois em San Andres tudo é mais barato que no aeroporto.
Quando pensamos em Colômbia temos o mesmo preconceitos que os estrangeiros tem do Brasil que teremos índios e jacarés nas ruas. Nós pensamos em narcotráfico e violência. Mas logo que chegamos em Bogotá já vimos que o policiamento é grande realizado por meninos de 18 anos do exército e por policiais.
Na primeira viagem optamos por fazer um voo com a parada e seguir no mesmo dia para San Andres, o que nos fez ficar irritados e cansados demais, pois o voo Brasil - Bogotá dura 6 horas, com 1 hora de Campinas - São Paulo e 2 horas de Check in, associados a espera de um voo para outro de 3 horas foi de matar, desta vez optamos por dormir uma noite em Bogotá e seguir a viagem no outro dia.
Você sai da área internacional e segue para a área de voos domésticos.
Já no Check in para San Andres é cobrada uma taxa de preservação ambiental independente dos dias em que irá ficar no arquipélago no valor de Col $ 46000,00 deve ser paga em dinheiro local ou seja pesos.
Para embarque a mesma burocracia de documentos e mais dois documentos novos o da imigração para a Colômbia e a taxa de preservação. Guarde todos muito bem, pois se perder tem que pagar novamente na saída do país.
A língua falada em toda Colômbia oficialmente é o espanhol. Já em San Andres os islenos falam em Creole uma língua somente falada que mistura o inglês, espanhol e francês, com palavras incompreensíveis para nós. Mas os mesmos também falam inglês com fluência. Não fazem o mínimo de questão de entender português, apenas nas lojas como você irá comprar tentam te entender.
Em Providência a maioria das pessoas fala em inglês e entendem muito bem. O que me facilitou muito a comunicação.
Quanto ao fuso horário a diferença é de 2 horas em relação ao horário oficial de Brasília, na época como estávamos com horário de verão a diferença era de 3 horas.
Dica mantenha sempre a mão os documentos nos embarques e serão pedidos muitas vezes, um porta passaporte ajudará muito ou então faça como eu um caderninho de capa dura com tudo anotado, pois confiar em tablets e celulares você pode ficar na mão, por isso sempre anoto tudo e imprimo tudo antes da viagem, loucura? Precaução.
Outra dica não vá de cinto ou bonés sempre terá que tirar o Rodrigo que o diga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário